Apoio Psicossocial
Engloba os processos e ações que promovem o bem-estar holístico do utente no seu mundo individual e social. É também descrito como um processo que promove a resiliência em pessoas, famílias e comunidades e que assenta na necessidade de: melhorar a saúde mental, psicológica e emocional; proporcionar apoio terapêutico individualizado; fomentar a construção de uma autoestima positiva e saudável; intervir em estados depressivos e fóbicos; interceder em situações de dificuldade com a própria imagem; apoiar na resolução de dificuldades educativas, formativas, sociais e profissionais; apoiar na mediação e resolução de conflitos e trabalhar comportamentos de risco, promovendo fatores de proteção.
Intervenção Comunitária e Apoio às Famílias
Trata-se de um processo de intervenção que promove entre os agentes sociais a participação nas tarefas da coletividade, a gestão e resolução dos problemas e necessidades assumindo, assim, um maior controlo sobre as condições que afetam as suas vidas contribuindo, ativamente, para uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.
Emprego Protegido
É o exercício de atividade profissional por pessoas com incapacidade e capacidade de trabalho reduzida em estruturas produtivas específicas dos diversos setores, por meio do apoio da associação que desenvolve a sua ação no sentido do aperfeiçoamento de competências pessoais, sociais e profissionais necessárias à integração.
Informação e Formação
Trata-se da divulgação de informação qualificada e de formação adequada face à saúde e doença mental, com particular relevo para o estigma e discriminação, que com extrema frequência são os grandes obstáculos à reabilitação dos doentes.