O que fazemos

A AFARAM – Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Criada em Janeiro de 2001, entrou em atividade efetiva em 31 de Março de 2004. 

Como IPSS da área da Saúde Mental, a AFARAM está, pelos seus estatutos, vocacionada para o apoio na RAM não só a pessoas com doença mental severa e persistente que gozam de alguma estabilização clínica, como o apoio às suas famílias. O essencial da sua intervenção, situa-se mais especificamente, na área da reabilitação psicossocial – “recovery” de tais pessoas, visando a sua reinserção social. 

Serviços

Engloba os processos e ações que promovem o bem-estar holístico do utente no seu mundo individual e social. É também descrito como um processo que promove a resiliência em pessoas, famílias e comunidades e que assenta na necessidade de: melhorar a saúde mental, psicológica e emocional; proporcionar apoio terapêutico individualizado; fomentar a construção de uma autoestima positiva e saudável; intervir em estados depressivos e fóbicos; interceder em situações de dificuldade com a própria imagem; apoiar na resolução de dificuldades educativas, formativas, sociais e profissionais; apoiar na mediação e resolução de conflitos e trabalhar comportamentos de risco, promovendo fatores de proteção.

Trata-se de um processo de intervenção que promove entre os agentes sociais a participação nas tarefas da coletividade, a gestão e resolução dos problemas e necessidades assumindo, assim, um maior controlo sobre as condições que afetam as suas vidas contribuindo, ativamente, para uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

É o exercício de atividade profissional por pessoas com incapacidade e capacidade de trabalho reduzida em estruturas produtivas específicas dos diversos setores, por meio do apoio da associação que desenvolve a sua ação no sentido do aperfeiçoamento de competências pessoais, sociais e profissionais necessárias à integração.

Trata-se da divulgação de informação qualificada e de formação adequada face à saúde e doença mental, com particular relevo para o estigma e discriminação, que com extrema frequência são os grandes obstáculos à reabilitação dos doentes.

Valências

Fórum Sócio-ocupacional

“Cantinho do Renascer”

“Quintinha do Boléu”

Gab. Social Apoio à Saúde Mental

“Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente.”

Condições de Admissão:

Para o processo de candidatura na instituição, todos os interessados poderão dirigir-se diretamente à nossa sede ou, eventualmente, recorrer a um primeiro contacto para marcação de entrevista, através dos contactos disponibilizados (telefone/e-mail). Ainda no que diz respeito ao processo de admissão e a par da entrevista, são solicitados alguns documentos e apresentadas as principais condições de aceitação nos nossos serviços. Finalmente, após uma avaliação por parte da equipa técnica, é comunicada a decisão.

Primeiro
Contacto

Entrevista e Documentação

Avaliação da
Equipa Técnica

Enquadramento ou Encaminhamento

APRENDER, PREVENIR E AGIR

PT50 0035 0336 0009 8782 803 10

Ajude-nos a ajudar. Qualquer donativo é bem-vindo e será recebido com toda a alegria de quem pode fazer a diferença. 

Os nossos contactos:

Dúvidas, questões ou comentários? Entre em contacto connosco. Estamos preparados para o receber e disponíveis para esclarecer todas as suas perguntas. Ajude-nos a ajudar e torne-se sócio ou parceiro. 

    (+351) 291 621 287

    (Chamada para a rede fixa nacional)

    (+351) 914 932 815

    (Chamada para a rede móvel nacional)

    9h00 às 18h00

    horário de funcionamento